sábado, 7 de novembro de 2009

É o país que temos!

Saudações,

Ora aí está. Temos (nós como país) mais um brilhante caso de justiça entre mãos.

Com tanto caso e tanto problema que temos entre mãos, começo a desconfiar que o problema deste pais nao reside na incompetência dos vários governos que nos têm governado, mas antes na matéria prima que constitui este país. Sim, dado o descontrolo em que parece ter entrado este país, começa a ser cada vez mais claro que o problema não esta em quem nos governa, mas antes nos governados, que transmitem cada vez mais a ideia de não haver forma possível de se subjugaram aquelas que são as regras de um pais civilizado e democrático. Senao reparem:
• Vivemos num pais onde a Chico-Espertice é cada vez mais aptidão necessária para se vingar na vida. Parece vingar a ideia de que so se safam os chicos espertos, a malta do esquema, o gajo do arranjinho ou da negociata.
• Vivemos num pais onde se compram licenciaturas em qualquer chafarica de esquina, onde há quem seja mestre antes de ser licenciado
• Vivemos num país onde há uma promiscuidade absurda entre politica e construção civil, politica e futebol, futebol e construção, negócios da noite e politica e futebol e construção, entre justiça e politica e construção e futebol
• Vivemos num pais onde as pessoas se endividam para comprar um carro topo de gama e chegados a meio do mês, comem sandes ao jantar mas vão de BMW para o emprego.
• Vivemos num pais onde os pedofilos parecem viver acima da lei, onde os corruptos se vangloriam no café da sua ultima e mais brilhante negociata, onde parece ser fácil comprar árbitros e bandeirinhas, onde presidentes da câmara condenados por corrupção, são reeleitos no cargo.
• Vivemos num pais onde ate as eleições internas dos partidos parecem estar viciadas
• Vivemos num pais onde se desculpa a mediocridade de programas de televisão nefastos e, onde o mau jornalismo parece ser cada vez mais a regra e não a exepção.
• Vivemos num pais onde é apanágio atirar o lixo para o chão, e depois reclamar do governo por não proceder à limpeza das ruas.
• Enfim, eu diria mesmo, e cada vez mais, que vivemos num país de MERDA.

Perante tais factos, interrogo-me de uma coisa. Serão efectivamente os nossos governantes os culpados disto tudo? Será Cavaco, Guterres, Durão, Santana e Sócrates e as suas equipas ministeriais os principais suspeitos da infinita trapalhada em que parece ter mergulhado o nosso país? Estará o mundo politico irremediavelmente corrompido, a ponto de parecer haver já uma espécie de desistência de causas?

Pois eu acho que não. Cada vez mais acredito que o problema esta em nos portugueses como matéria prima. Temos indubitavelmente as nossas qualidades, mas é para mim, cada vez mais evidente que nos falta ainda muito para sermos os homens e as mulheres que o nosso país precisa. E qual é a solução? Um Messias? Senhoras e senhores, o próprio messias teria vergonha de vir para Portugal. A menos que fosse um personagem viciado em praia e bom tempo, nenhum messias digno desse nome viria pregar para Portugal.
Não serviu cavaco, Guterres ou Durão, muito menos Santana e não serve Sócrates, servirá então o senhor que se segue? Pois a mim não me parece. Está muito claro... Somos nós que temos que mudar. Nos como portugueses, nos como pessoas nos enquanto seres humanos e co-habitantes da mesma sociedade é que temos de nos esforçar para acabar com esta autentica pouca vergonha.

Eu por mim, vou tentar fazer a minha parte.

Saudações

Sem comentários: