terça-feira, 11 de outubro de 2011

Mas o Burro aqui sou eu!!!

Não percebo nada de aviação civil, mas como qualquer cidadão, vou tendo as minhas interrogações. O Álvaro acaba de anunciar que será criado um novo aeroporto para as companhias low cost. Será aproveitada uma qualquer base aérea, que depois de transformada, servirá única e exclusivamente as companhias de baixo custo. À priori, a ideia não me parece má de todo, mas analisando as possibilidades colocadas em cima da mesa até ver, as minhas duvidas avolumam-se.

Ao que parece das pistas de aviação existentes, nem todas reúnem as condições necessárias para o efeito, sobrando duas como principais alternativas: Alverca (ao lado do actual aeroporto) e Montijo (ao lado do futuro aeroporto).

O que me causa alguma estranheza, é o facto de o grande Alvaro não se ter lembrado de ir começando a fazer o novo aeroporto de Alcochete. Seria tão simples como, construir uma das pistas planeadas para Alcochete, uma estrutura de apoio simples (a exemplo do terminal 2 da Portela), ficando-se com uma parte do futuro aeroporto já construido, e continuando-se a utilizar a Portela até esgotar todas a sua capacidade. Apesar de ser uma solução eventualmente mais cara do que reaproveitar uma pista de aviação já existente, o investimento ficaria feito e permitiria construir o novo aeroporto com um nivel de investimento minimo e prolongado no tempo, reduzindo as necessidades de capital. Para alem de tudo isto, o tempo e dinheiro que se pouparia em estudos a realizar seria imenso. Sim é que dado os episódios de um passado recente, vamos “estudar” esta matéria durante pelo menos 10 anos ate se chegar a uma conclusão consensual.

Mas não, a ideia é gastar uns milhões largos agora para transformar uma base aérea num aeroporto civil para, daqui a uns anos, desactiva-lo e gasta balúrdios no mais moderno aeroporto do mundo.

Mas o Burro aqui sou eu!!!

1 comentário:

Ricardo Dias disse...

Subscrevo!

Em santa cruz tem um aeródromo bem jeitoso. Aquela pista alcatroada dava perfeitamente para receber os 737 da ryanair... mas quem é que quer ir para santa cruz...