quarta-feira, 2 de junho de 2010

A situação do País

Saudações,

Nos últimos tempos tenho escrito pouco, principalmente no que respeita a questões politico/económicas. É que estas questões requerem ponderação e racionalidade, coisa que ao que parece tem faltado a todos os comentadores que andam por aí.
A admiração que, ao que parece, o senhor Medina Carreira parece suscitar junto do povo português é algo que me irrita. O senhor efectivamente diz coisas certas, mas nao faz mais do que constatar factos, e para isso meu caro amigo Medina Carreira, já temos o Eurostat, o INE, O BdP, entre outras instituições, que, vai-me desculpar, me merecem mais confiança do que o senhor. Quer ganhar o meu respeito? Pois apresente soluções. Diga o que faria para resolver a situação do país. E resolver a situação do país não é apenas sair desta crise na qual mergulhou TODA a Europa. Apresente soluções que permitam ao País desenvolver-se, crescer e efectivamente tornar-se um país ao nivel dos restantes paises da Europa.  Sair desta crise...isso sairemos com toda a certeza, nem que venham ca meia duzia de estrangeiros com dois dedos de testa safar a situação, porque a estabilidade do Euro assim o requer. O que precisamos é de uma estratégia. O que me pergunto todos os dias é o que faremos quando a situação orçamental estiver resolvida (repito porque vai estar nem que seja è força)? Em que Sector estamos a apostar com seriedade? Por favor não me venham com a Educação, que sim senhor deve ser alvo de investimento, mas não é a Educação por si só que nos vai colocar ao nivel do resto da Europa. São estas questões que, ao que parece, ninguem me sabe responder. Perguntem-se tambem voçes: qual  a estratégia de desenvolvimento de Portugal? ou melhor ainda, qual foi a estratégia de desenvolvimento de Portugal no últimos 30 anos? rapidamente constatarão que a resposta é: nenhuma. Efectivamente nunca tivemos uma, e como consequência disso, quando aparecem estas crises, sofremos mais que os outros.
Por último queria ainda fazer uma referência especial aos 11 fabulosos. Não, não me refiro aos 11 jogadores que Queirós escolherá como titulares (a seu tempo comentarei este assunto). Refiro-me aos 11 ex ministros das finanças que foram a Belem fazer queixinhas ao Professor Cavaco. É preciso ter muita lata. Então as mesmas 11 cabecinhas pensantes que nos fizeram chegar à situação em que estamos, vão queixar-se exactamente de quê? Se Cavaco não sofresse de bananisse aguda, teria muito provavelmente corrido a chumbo toda aquela gente de Belem.

Saudações

1 comentário:

Fan Futurama disse...

Concordo, Who. Escrever é importante. A ver se não te dá a preguiça, caralho!

(Não me queres seguir, ó senhor anónimo?)