sábado, 26 de setembro de 2009

Eleiçoes Legislativas II

Saudações,

Como o prometido é devido, cá estou para vos deixar as minhas impressões relativamente às eleições de amanha. Desde já peço desculpa, mas a dissertação será mais curta e resumida do que o desejado, mas não tarda começa o repasto futebolístico do fim de semana, o qual obviamente não quero perder.

Ora vamos então ao tema quente da semana. Gostaria de começar por vos dizer que nestas eleições temos claramente que nos pautar por um d dois racionais: ou bem que assumimos o principal pressuposto em que se baseia a justiça e que nos diz que até prova em contrário qualquer acusado é inocente, e partimos para uma avaliação justa e apenas baseada em critérios políticos objectivos, ou bem que acreditamos em tudo aquilo que se vai dizendo por ai acerca da nossa classe politica, e pura e simplesmente nos abstemos e vamos para a esplanada, já que S.Pedro assim nos permite, dizer mal do País e a resignarmo-nos com a miséria para a qual parece estarmos destinados. Senão vejam bem. Se por um lado temos um candidato a primeiro ministro acusado de ter comprado um curso, ter favorecido a construção de um shopping em Alcochete (reparem que o mesmo governo PS que chegou a ser acusado de não querer o aeroporto em Alcochete para poder beneficiar uns supostos detentores de terrenos na Ota, é também acusado de favorecer a construção de um shoping na mesma localidade), ou ainda favorecer a empresa de construção presidida por uma seu camarada, por outro, temos um partido acusado de comprar votos para eleições internas por 30 €, tirando assim qualquer legitimidade democrática à sua actual líder, com candidatos a deputados (reparem que utilizo o plural) acusados de 11 crimes de corrupção e burla, com uma percentagem elevada de candidatos autárquicos acusados de todos os crimes de corrupção e desvio de fundos que o meu intelecto se consegue lembrar, ou ainda com filiados seus, que por acaso ate são acessores do presidente da republica, a inventarem casos de espionagem no palácio de Belém. Eu, como de resignado não tenho nada, e quero ainda acreditar que há (tem mesmo que haver) saída para tudo isto, opto pela primeira, pelo que amanha la estarei a exercer o meu direito (deveria ser mesmo um dever) de escolha de quem me governará nos próximos anos.

Feita a introdução, passemos ao que interessa. Relativamente aos partidos sem hipótese de chegar de chegar a governo (e aqui incluirei o BE já que, para bem de todos nos, espero que não possa MESMO chegar ao governo) pudemos assistir a um Paulo Portas que claramente teve o melhor desempenho da campanha. Se houvesse um óscar para o melhor actor da campanha, Portas seria claramente o vencedor. Este homem parece ter sido talhado para fazer campanhas. É vê-lo contente pelas feiras, a beber taças de tinto com um qualquer agricultor, a fazer vindima no Norte e a pescar a Sul. Parabéns Paulinho das feiras…uma vez mais estiveste em grande. Jerónimo….aqui não há muito a dizer. Manteve a coerência. Com um discurso acertado para uma percentagem pequena da população, Jerónimo é coerente no seu discurso e nas suas acções. Terá certamente direito a manter o numero de deputados. Louça… confesso que tenho dificuldades em escrever (ou sequer pensar) em Francisco Louça sem em dar um ímpeto grande de agressividade e vontade de partir coisas, pelo que prefiro falar do Bloco como um todo e não apenas no seu líder. Ora, o bloco, que durante 4 anos fez por merecer o premio de rei da critica, deparou-se com a possibilidade de eleger um numero significativo de deputados e ter alguma influencia na governação deste pais, e como no melhor pano cai a nódoa, estragou tudo. Quando foi (quase que) obrigado a apresentar medidas (quando falo em medidas falo em temas que realmente interessam ao pais e não apenas pequenos fait divers que em nada influenciam a vida de todos nos) não foi capaz de apresentar absolutamente nada com conteúdo, adequado à realidade em que vivemos, e que se pudessem constituir como medidas serias e honestas para a vida dos portugueses. Será talvez o único partido para o qual vou fazer um apelo directo. Por amos da Santa, não votem Bloco de Esquerda.
Falemos então dos dois partidos que têm possibilidade de constituir Governo. PSD… tive a curiosidade de ir ler o programa eleitoral proposto por estes senhores…esclarecedor. Fiquei a saber que o PSD propõe acabar com o desemprego, reduzir o défice, controlar a despesa, ajudar as PME’s e desenvolver o País. Ora não é isto a que se propõem todos os partidos? Não é isto que queremos todos nos? Senhora Ferreira Leite e seus acessores…Não vos parece que todos nos merecíamos um pouco mais de respeito e seriedade da vossa parte. A ideia que o PSD transparece é que pura e simplesmente não pensou no assunto…pura e simplesmente não sabe o que fazer…ora é para aí que queremos que o nosso país se dirija? Para o nada, para um vazio de ideias? Não chega já de estarmos parados no tempo e de sermos constantemente ultrapassados por qualquer ex pais de leste acabado de entrar na EU?
PS… depois nos tiros nos pés que foram a candidatura de Soares à presidência da republica e a campanha vergonhosa para as europeias encabeçada por Vital Moreira, mostrou uma enorme força nesta campanha. Mostrou o que quer fazer, para onde quer levar o pais e como o quer fazer…concorde-se ao não se concorde com o nos é proposto, reconheça-se que as cabeças pensadoras socialistas, mostraram que querem fazer algo, que têm ideias e sabem qual o caminho por onde querem guiar todos os portugueses. Eu pessoalmente, tenho uma opinião bastante positiva deste ultimo governo. Acho que efectivamente foram feitas reformas importantes, e principalmente foram lançadas as bases para outras reformas serem feitas. Como tal, como já devem ter reparado e tendo em linha de conta o principio da inocência ate prova em contrario, o meu sentido de voto inclina-se para os PS de José Sócrates, na esperança de que este País saia do marasmo em que se encontra desde há já muitos anos.

Tenho dito

Saudações

3 comentários:

disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anónimo disse...

Para responder a este post convenientemente teria que escrever também eu um post mas deixo apenas um breve comentário:

O Programa para 2009-13 do PSD não acaba na página 6.

disse...

Confesso que li até o final o seu novo post e achei linda a forma como ainda se importa com a política! Acho linda porque aqui simplesmente, não só eu como muitos, que conheço, já perdemos qualquer ímpeto legítimo por esse assunto! Tanto é que o único comentário prático que posso fazer é que voto como dever não é solução e acredito ser um verdadeiro erro! Mas isso, quando sentarmos de novo em uma esplanada juntos discutimos a respeito, se convir na hora!