quarta-feira, 30 de setembro de 2009

Eleições Legislativas III - análise de resultados

Saudações,
Acabadas as eleições, chegámos finalmente ao ponto em que algumas clarificações devem ser feitas.
Na minha modesta opinião, a primeira grande ilação a tirar é que cerca de 40% da população portuguesa se está a borrifar para os destinos do País, o que por si só, ilustra bem o estado do País que temos. Um pais onde as pessoas pura e simplesmente nao se importam com o seu futuro (sim porque no fundo é disto que estamos a falar), não pode, obviamente ir longe. E nao me venham com o argumento de que ja nao acreditam na classe politica, e que isto é tudo um bando de ladrões...se efectivamente é isso que acham, entao votem em branco. Se todos aqueles que nao votaram tivessem votado em branco, as eleiçoes teriam que ser repetidas e os candidatos nao poderiam ser os mesmo, pelo que o voto em branco significa MESMO que a pessoa nao se identifica com nenhum dos candidatos.
Segunda ilação a tirar: 37% da população quer que as medidas apresentadas pelo PS vão para a frente. Quer isto dizer que nao me parece justo que se volte a falar de TGV, Aeroporto, avaliação dos professores ou na nova auto estrada Lisboa-Porto. Ao faze-lo, ao pôr em causa estas decisoes, estariamos a desrespeitar a opiniao da maioria das pessoas que votaram...sim porque quem nao votou, agora que fique caladinho durante 4 anos (ou 2, a ver vamos).
Terceira ilação: MFR teve mais 2 deputados que Pedro Santana Lopes em 2005... so dá vontade de rir... desconfio que se Santana tivesse ficado a liderar a bancada parlamentar do PSD durante a ultima legislatura, e se se tivesse mantido como lider do maior partido da oposição, Socrates nao lideraria o próximo governo. A onda de histerismo que contra ele se levantou, certamente teria acalmado e estas eleiçoes teriam certamente um desenlace diferente. (um pequeno esclarecimento - quanto a mim, ainda bem que nao ficou)
Quarta ilação: o PP teve um resultado historico e agora ninguem vai calar o Portas. Confesso que sinto falta de mais leguminosas de raiz nacional nas bancas dos nossos supermercados, portanto senhor Paulo Portas, cumpra por favor com as promessas que fez, que 11% dos portugueses votantes contam consigo para se forrarem o estomago de verduras da nossa horta.
Quinta ilação: o bloco passou de um partido sem importência mas ainda assim necessário, que com os seus poucos deputados trazia à baila assuntos de menor importância que mais ninguem na assembleia se lembrava de discutir, mas que ainda assim mereciam (e deveriam) ser legislados (nao necessariamente com as propostas de lei por eles apresentados), a um partido incomodo, que poderá (na minha opinião) tornar ingovernável o País (ou muito me engano ou, se tivermos eleiçoes antecipadas, é graças a estes senhores).
Sexta ilação: esta nem era preciso escrever, já que é uma evidência desde há muitos anos para cá....os comunistas estão todos a morrer...taditos...ate tenho pena deles...
Resta portanto pedir aos novos representantes de todos nos que façam um trabalho digno das pessoas que neles votaram, ao novo governo que Jose Socrates formará que leve este país para a frente que bem estamos precisados, e aos restantes partidos que nao façam oposição destrutiva mas sim construtiva, ou seja , nao façam oposição apenas por fazer.
Saudações

Sem comentários: